terça-feira, 19 de março de 2013

A atividade militante

Um comunista, não vive bem sem pertencer a um coletivo, onde partilhe a sua opinião e, ouvindo a dos outros camaradas, possa no final tirar uma conclusão que seja mais acertada... É fundamental na vida do Partido Comunista promover a reunião dos militantes, quer ao nível das células de empresa, que por outros meios w sob outras formas. É na contribuição de cada militante, do mais modesto ao mais erudito que está a riqueza de um grande coletivo. Militar, é uma forma de viver intrinseca à condição de um comunista.
De novo Álvaro Cunhal, refere:
 
"A actividade militante, motivo exaltante da vida"
"A actividade militante (ou militância) é a atitude característica do comunista na sociedade e na vida. É simultaneamente uma atitude política e uma atitude moral. Forma de trabalho que, no respeitante a dispêndio de energia intelectual e física, não se distingue de outras formas de trabalho, distingue-se, na sua essência, pela maneira como o militante do PCP a procura e a pratica. Pode ser (e no geral dos casos é) esforçada e cansativa. Constitui sempre motivo de satisfação.
É voluntária em sentido absoluto. É determinada por um elevado ideal. Torna-se, para o comunista, um imperativo político, cívico e social.
A maior alegria do militante comunista resulta do êxito alcançado, não para benefício próprio mas para benefício do povo. Quando, por exemplo, se consegue com a luta o aumento de salários dos trabalhadores e outros melhoramentos das condições de vida. Quando se consegue com a luta que os trabalhadores continuem laborando as terras das cooperativas. Quando se consegue com a luta defender a posse dos baldios pelos povos. Quando se consegue com a luta exercer liberdades que o Poder pretende recusar. Quando se consegue com a luta resolver problemas graves da saúde, da habitação, da educação. Quando se consegue com a luta instalar parques infantis ou centros de terceira idade. Quando se consegue com a luta atirar um governo a baixo para impedir que continue uma política de desemprego, fome e miséria. Em todos os casos a maior alegria dada pela militância é a consciência de se ser útil ao Partido, ao povo e à sociedade. A militância comunista enriquece a vida e o ser humano. É uma forma de trabalho que por si própria compensa quem a exerce. Cria, na participação colectiva numa causa comum, relações humanas caracterizadas pela isenção pessoal. Proporciona a harmonia entre o pensar e o agir — sólido fundamento da tranquilidade de consciência. Não ter uma actividade militante seria mais duro para um comunista do que quaisquer duras circunstâncias e provas exigidas pela militância. O comunista é militante porque sem uma actividade militante, sem o seu Partido, se lhe tornaria difícil viver. Para o Partido, essa militância é a fonte de energia actuante.
Para o comunista, que tem no Partido a força dirigente aglutinadora e inspiradora, a militância é, entre todos os motivos, o mais exaltante motivo de vida."
in: "O partido com paredes de vidro"
 
 

Sem comentários: